Core Tools, e sua aplicação

Por: Moisés Calandrin

Core Tools, e sua aplicação

Por: Moisés Calandrin

Introdução

No final do Séc. XX, lá pelos anos 80 com o objetivo de desenvolver uma sistemática para reduzir o número de sistemas paralelos de desenvolvimento de fornecedores as montadoras americanas (Ford, GM e Chrysler) criaram uma força tarefa. A esta sistemática foi denominada Quality System Requirement também conhecida como QS 9000, que além de proporcionar uma forma unificada de avaliar os sistemas de Qualidade dos fornecedores, visava uma redução dos custos envolvidos com auditorias e avaliações da cadeia de fornecedores.

Para “harmonizar” a comunicação com a cadeia produtiva, a força tarefa desenvolveu alguns manuais técnicos de planejamento, execução e análise para ajudar os fornecedores a desenvolver-se, melhorar seus sistemas de gestão e atender de forma mais eficaz os requisitos da QS 9000.

As estas obras técnicas foram denominadas CORE TOOLS, que em uma tradução livre pode ser entendido como Ferramentas Essenciais para o Sistema de Gestão de Qualidade dos fornecedores que também são conhecidas como 5-Pack ou blue books. Estas ferramentas são citadas na ISO/TS 16949 com o nome de manuais de referência, na atualidade estão presentes Nova Norma IATF 16949:2016 Gestão da Qualidade Automotiva.

Composição

Os manuais estão divididos em 5 pacotes ou assuntos, como descrito abaixo:

  • APQP (Planejamento Avançado da Qualidade do Produto e Plano de Controle).
  • FMEA (Análise de Modo e Efeito de Falha Potencial).
  • MSA (Análise dos Sistemas de Medição).
  • CEP (Controle Estatístico de Processo).
  • PPAP (Processo de Aprovação de Peça de Produção).

A seguir um breve comentário sobre as características de cada manual.

  1. Manual do APQP

O objetivo deste manual é disponibilizar aos fornecedores uma forma estruturada de planejamento para realização do produto e processo, visando garantir que o projeto seja fabricado, montado, testado, embalado e entregue na quantidade, custo e prazo acordado com o cliente.

  1. Manual da FMEA

O objetivo deste manual é apresentar uma técnica utilizada para análise e prevenção de falhas, com esperança de aumentar a eficácia do produto e processo.

  1. Manual de M.S.A.

Conjunto de técnicas estatísticas usadas para identificação e avaliação da variabilidade dos sistemas de medição. A intenção é descobrir quanto da variação total do processo é oriundo do sistema de medição.

  1. Manual de CEP

Conjunto de técnicas estatísticas para monitoramento do processo, colaborando para identificar, controlar e reduzir as variações existentes no processo produtivo. O objetivo é mensurar a performance e a capacidade real do processo de atender aos critérios do projeto.

O conteúdo principal é a divulgação de diferentes tipos de cartas de controle e suas interpretações, também apresenta técnicas para tratativa de processos com distribuições não normais.

  1. Manual do PPAP Processo de Aprovação de Peça de Produção

            Este manual traz uma sequência de etapas com o objetivo de assegurar que o processo planejado na fase do APQP, foi implementado de forma adequada e as ações previstas foram realizadas e validadas. Todos os requisitos do cliente foram entendidos e o fornecedor possui um processo potencialmente capaz de atender aos critérios do projeto.

Aplicação

É importante entender a aplicabilidade destes Manuais no contexto do Sistema de gestão da Qualidade.

Na IATF 16949 no requisito 7.2.3 – Competência do Auditor Interno a norma especifica que os Auditores devem demonstrar as competências mínimas, e uma delas é o entendimento do Core Tools.

Desta forma fica claro que o profissional que pretende atuar com Auditoria para o Sistema de Gestão da Qualidade Automotiva deve ter conhecimento sobre o Core Tools, caso não tenha estes conhecimentos não poderá atuar com a Auditoria, e a Auditoria que ele realizar poderá perde sua validade.

Outros requisitos da IATF exigem além dos conhecimentos das ferramentas da qualidade automotiva outros conhecimentos tais como:

  • Histograma
  • Causa Efeitos
  • Diagrama de Pareto
  • Programas e Técnicas tais como Poka Yoke, Gemba, 5-porque e etc.

Estas ferramentas ajudam tanto o Gestor da Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, como também o Auditor para verificar o atendimento o requisito pois em muitos deles pede a implantação de alguma das ferramentas ou programas acima citados.

Como exemplo podemos citar o requisito 10.2.4 Prova de erro que diz “a organização deve ter um processo documentado para determinar o uso de metodologias apropriadas à prova de erro. ” Ter conhecimento específico além do conhecimento da Norma IATF 16949:2016 é essencial para atender os requisitos da norma.

Conclusão

A aplicação do Core Tools denominado Ferramenta da Qualidade Automotiva podem ser utilizadas em outros Sistema de Gestão (fora das autopeças), pois, são instrumentos pensados para “colaborar” pois são alinhadas à especificação técnica e material essencial para assegurar que os requisitos do cliente são atendidos, que a prevenção é estabelecida e a variação é reduzida.

Estas ferramentas são essenciais na manufatura de produtos pois são fundamentadas em métodos e técnicas básicas da qualidade.

É necessário compreender corretamente os conceitos destas ferramentas, pois as organizações estão exigindo cada vez mais dos profissionais que atuam no Sistema de Gestão da Qualidade conhecimentos específicos quer seja como gestor ou como analista e/ou auditor.

O Papel destes profissionais é de suma importância para ter um sistema de gestão da qualidade eficiente e eficaz.

Entre os conhecimentos específico estão exatamente as Ferramentas da Qualidade Automotiva denominadas Core Tools são aspectos fundamentais para o Sistema de Gestão da Qualidade Automotiva IATF 16949:2016.

Como podemos ajudar?

A sua qualificação/atualização garantirá a sua competitividade perante um processo seletivo e/ou eventual promoção no quadro da sua organização, entre em contato e conheça nossa grade de treinamentos que podem ser realizados “in company”, por via SKYPE (com investimento mais reduzido em relação ao presencial) ou EAD que você poderá realizar a qualquer hora e local bastando apenas de uma internet para se conectar à plataforma.

Estamos à disposição: